-
30/03/2019 às 09h12

PT orquestra manobra para ‘barrar’ Mourão da linha sucessória

Política
PT orquestra manobra para ‘barrar’ Mourão da linha sucessória
Reprodução Internet

Dois deputados do PT, Henrique Fontana e Paulo Teixeira protocolaram uma PEC propondo eleições indiretas em 90 dias para os casos de afastamento de presidentes, governadores e prefeitos.


A informação foi veiculada pelo jornal O Globo.


No site do partido dos Trabalhadores, o conteúdo também foi registrado.


A proposta está sendo batizada de PEC ‘Anti-Mourão’, que faz referência ao vice-presidente da República, General Hamilton Mourão.


Os petistas argumentam que o vice foi eleito para cumprir a função de vice, e que, caso o vice queira assumir o Executivo deve concorrer como titular. 


“O poder imediatamente volta ao povo para eleger o substituto através de eleições diretas 90 dias após a vacância do cargo. O vice terá a função de ocupar a Presidência na ausência do titular temporariamente, mas em nenhuma hipótese em definitivo”, explicou Henrique.


Ele diz que a situação tem causado ‘pivô’ na política nacional.


“Ninguém vota para vice no sistema atual, e muitos brasileiros não sabem quem é o vice-prefeito de sua cidade, o vice-governador de seu estado ou até o nome do vice-presidente da República. No entanto, esta situação tem sido o pivô de crises políticas e conspirações em vários lugares do país. Não é raro termos notícias, por exemplo, de vice-prefeitos que negociam com as casas legislativas para cassar o prefeito por qualquer motivo e, assim, assumirem o cargo”, finalizou o parlamentar.