-
19/06/2018 às 18h33

Saúde Bucal: A diferença entre placa bacteriana e tártaro nos dentes

Saúde
Saúde Bucal: A diferença entre placa bacteriana e tártaro nos dentes
Imagem reprodução Web

Muitas pessoas perguntam ao dentista se existem diferenças entre placa bacteriana e tártaro nos dentes. Esta é uma excelente pergunta. A acumulação de placa bacteriana e de tártaro nos dentes são problemas dentários comuns. Uma acumulação significativa de placa bacteriana pode resultar em cáries dentárias e doença das gengivas.


A placa bacteriana é uma camada incolor que contém bactérias que se acumulam naturalmente na superfície dos dentes (a famosa massinha) especialmente ao longo da linha da gengiva no período de 4 a 12 horas após a escovagem. 


Os açúcares presentes nos alimentos e bebidas podem combinar-se com as bactérias existentes na placa para libertar ácidos. Estes ácidos atacam o esmalte dos dentes podendo causar posteriormente as cáries. As bactérias existentes na placa também podem contribuir para a doença das gengivas, como a gengivite (aquela gengiva inchada que geralmente sangra quando escovamos ou comemos algo). 


A escovação correta e uso do fio dental regularmente são as ferramentas mais eficazes na luta contra a placa bacteriana. Se a mesma não for removida diariamente, ela acaba por se acumular e endurecer, transformando-se em tártaro.

 

O Tártaro por sua vez digamos que seja o avanço da placa não removida, é um depósito duro tipo crosta que pode captar manchas e levar à descoloração dos dentes. Ele forma-se quando a placa bacteriana residual na superfície dos dentes reage aos minerais presentes na saliva e quando não removidos podem causar cárie ou até mesmo evoluir para famosa Gengivite que se não tratada evolui-se para Periodontite, que é uma doença causadora da retração gengival e perda óssea podendo acarretar a mobilidade dos dentes e e até mesmo sua perca. Sem falar no mau hálito e no gosto desagradável da boca.




   Dr. Rafaella Milhomem - Cirurgiã-Dentista

                          CRO/MT - 6650

            Especialista em: aplicação de 

   Toxina Butolinica e Preenchimento Facial

Juliana diopeles

Muito bom artigo, muitas dicas pra cyidar dos dentes...Parabens Dr. Rafaella

01/07/2018 21:14

Kharen

Parabéns doctor Rafa muito sucesso

20/06/2018 11:44

Martinho Macedo

Artigo excelente , consegui tirar varias duvidas e ter mais conhecimento da importância de cuidar bem da saúde de nossa boca , parabéns !!!

19/06/2018 21:03