-
16/09/2020 às 10h05

Sementes misteriosas da China podem ter chegado ao Brasil

Brasil
Sementes misteriosas da China podem ter chegado ao Brasil

Um morador de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, recebeu um pacote com sementes clandestinas junto com uma encomenda feita pela internet.


O cidadão decidiu procurar as autoridades para denunciar o caso pois tinha conhecimento que casos assim estavam acontecendo nos Estados Unidos e na Europa com pacotes enviados da China.


As sementes foram recolhidas pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e encaminhadas ao Ministério da Agricultura do governo Jair Bolsonaro.


A pasta está investigando o assunto, mas já fez um alerta para que os cidadãos tenham cuidado e não abram pacotes e encomendas que chegarem às suas residências, sem conhecimento.


De acordo com a Cidasc, os pacotes com as sementes estão sendo endereçados a cidadãos comuns, como se fossem brindes.


Para burlar os sistemas de entrega, o conteúdo de alguns pacotes é declarado como jóias, e as embalagens possuem identificação, supostamente, com caracteres chineses.


“Apesar de parecerem inofensivas, as sementes clandestinas podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças e, assim, causar sérios prejuízos econômicos e danos do ponto de vista da defesa sanitária vegetal, tal como vivenciamos atualmente com a pandemia por Covid-19”, destaca o Cidasc, segundo o Canal Rural.