-
25/06/2018 às 10h47

Tomada de 3 pinos um golpe de corrupção contra o consumidor

Foi a que teve agilidade para colocar mais rápido, no mercado brasileiro, tomadas no novo padrão. Comprou de presto, além disso, empresas de extensões e adaptadores
Brasil
Tomada de 3 pinos um golpe de corrupção contra o consumidor
Foto reprodução Web
A mudança para a tomada de três pinos custou, aos brasileiros, pelo menos R$ 1,4 bilhão. Na Época, o repórter Bruno Abbud tentou reconstruir a história da decisão. Descobriu que, se houve lobby, foi no nível técnico do Inmetro, e não nos escalões mais altos. Levantou, também, que se uma empresa se beneficiou foi a multinacional francesa Pial Legrand.

Foi a que teve agilidade para colocar mais rápido, no mercado brasileiro, tomadas no novo padrão. Comprou de presto, além disso, empresas de extensões e adaptadores que estavam crescendo com a mudança.

O formato brasileiro é baseado no padrão estabelecido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). Só Brasil e África do Sul o adotaram. Na época, o rumor circulante é de que a Pial já estaria com o maquinário pronto para fabricá-las. Seus executivos o negam.

O argumento do Inmetro é de que o novo padrão diminuiria choques. Segundo o SUS, o número de mortes por choques não mudou da adoção para cá. A recomendação da União Europeia é de que a padronização internacional é desnecessária.

Armando Mariante Carvalho Júnior, que dirigia o Inmetro e assinou a portaria que impôs o padrão, hoje é investigado pela Lava Jato. Também ex-vice-presidente do BNDES, é acusado de ter ajudado na concessão de empréstimos fraudulentos para José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

Redação com Canal do Meio

Marcos

Outro detalhe é relacionado à caixa embutida na parede: esqueceram de redimensionar a caixa embutida na parede pois com a nova tomada diminuiu o espaço dessas caixas pelo corpo que avançou para receber o encaixe. As caixas não foram redimensionadas e nas instalações antigas ficou mais difícil ainda "Não há espaço suficiente para a fiação "

26/02/2020 14:52

Jacira

Um absurdo! Em nossas resistências temos de ter vários tipos de tomadas! Os plugs de eletrodomésticos são diferentes, o da cafeteira mais grosso ainda e o adaptador tem de ser especial e para outros eletrodomésticos fica largo e com mal contato! Somos explorados em tudo!

26/02/2020 10:19

Antero

Discordo das opinioes descritas acima pois toda a Europa e os EUA utilizam tomadas com pinos de aterramento com intuito de evitar acidentes principalmente em sistemas que trabalham com tensoes 220 vca ou maior.. Estamos no caminho certo ajustando nossas instalações elétricas e criando padrões nacionais que já são copiados na África e na América Latina.

26/02/2020 00:07