-
05/03/2020 às 09h34

Três cidades de Mato Grosso realizam audiência pública para implantar escola cívico-militar

Política
Três cidades de Mato Grosso realizam audiência pública para implantar escola cívico-militar
Foto Assessoria Dep Silvio Fávero

O deputado estadual Silvio Fávero, autor da Lei 10.922/2019 que facilita a implantação das escolas cívico-militares em Mato Grosso participa no mês de março e abril, de três audiências públicas que vão discutir a instalação das escolas no Estado.


Fávero que é defensor do projeto capitaneado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro participará das audiências que vão acontecer no dia 13 de março na cidade de Campo Verde, no dia 19 de março em Tapurah e no dia 03 de abril na cidade de Cáceres.


Após a sanção da Lei das Escolas Militares no Estado, o deputado Silvio Fávero encaminhou indicações  à PMMT que realizou um estudo feito pelo Comando Geral da PM no qual apontou que os municípios de Barra do Garças, Tangará da Serra, Vila Rica, Alta Floresta, Cáceres e Primavera do Leste estão aptos a receber o projeto por possuir estrutura administrativa compatível para atender as demandas educacionais.


 "Desde a sanção da lei, em 12 de julho do ano passado, temos percorrido todo o Estado  para debater sobre a escola cívico-militar. O resultado tem sido bastante positivo com relação à aceitação, e sabemos que a população tem se mobilizado para promover a implantação deste projeto do Presidente Bolsonaro em todos os lugares do Estado”, enfatizou Fávero, autor da lei.


UNIDADES EM MATO GROSSO – Atualmente, Mato Grosso possui oito escolas militares, sendo sete da Polícia Militar, localizadas nos municípios de Cuiabá, Confresa, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Juara e Rondonópolis (em fase de implantação), e uma do Corpo de Bombeiros, em Alta Floresta.


NÚMEROS - Na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, as escolas militares Tiradentes obtiveram as melhores notas entre as escolas públicas de Mato Grosso. A unidade de Confresa, Juara, Nova Mutum e Sorriso alcançaram notas acima da média estadual. A unidade da capital obteve a melhor nota entre todas as unidades da rede estadual de ensino localizadas na Baixada Cuiabana. 


INVESTIMENTO FEDERAL – Em novembro do ano passado, quatro meses após sanção da lei de Silvio Fávero em Mato Grosso, o presidente da República Jair Messias Bolsonaro anunciou o Programa Nacional das Escolas Cívico-militares. Foram selecionadas 54 escolas públicas, sendo 38 estaduais e 16 municipais, localizadas em 23 estados e no Distrito Federal.