-
08/06/2019 às 18h16

Trump anuncia acordo com México para conter imigração ilegal

Mundo
Trump anuncia acordo com México para conter imigração ilegal
Reprodução Internet

“Tenho o prazer de lhes informar que os Estados Unidos obtiveram um acordo com o México”, diss Trump.


Nesta sexta-feira (7), Estados Unidos e México chegaram a um acordo sobre a crise migratória na fronteira, evitando a imposição de tarifas contra os produtos mexicanos.

Em seu perfil no Twitter, o presidente norte-americano, Donald Trump, declarou:

“Tenho o prazer de lhes informar que os Estados Unidos obtiveram um acordo com o México. As tarifas programadas para serem implementadas na segunda-feira contra o México estão suspensas indefinidamente.”

“O México, por sua vez, concordou em adotar medidas enérgicas para deter a maré de emigração” através do território mexicano “em direção à nossa fronteira sul”.

“Isto está se fazendo para reduzir ou eliminar em grande medida a imigração ilegal que vem do México para os Estados Unidos”, acrescentou Trump, segundo a agência AFP.

Segundo uma declaração conjunta, o México adotará “medidas sem precedentes” para deter o fluxo de imigrantes ilegais da América Central por seu território em direção aos EUA, inclusive mediante a mobilização de tropas da sua Guarda Nacional.

O México também se comprometeu a desmantelar os grupos de tráfico de pessoas, e os emigrantes que cruzarem a fronteira para os Estados Unidos para solicitar asilo serão devolvidos sem demora ao território mexicano, onde poderão aguardar o resultado de seu pedido.