-
07/06/2019 às 09h48

Trump estuda declarar emergência nacional para tarifar o México

Mundo
Trump estuda declarar emergência nacional para tarifar o México
Reprodução Internet

A revelação foi feita nesta quinta-feira em um rascunho do texto da declaração obtida pela imprensa local.


O presidente norte-americano, Donald Trump, está planejando declarar emergência nacional para impor tarifas contra o México em razão do alto fluxo de imigrantes ilegais entrando em território dos Estados Unidos.


Segundo o documento divulgado pelo jornal The Hill, a nova declaração de emergência, que dá ao presidente poderes para adotar ações sem a aprovação do Congresso, é necessária em razão do “fracasso do governo mexicano em reduzir a imigração de ilegais para os EUA por meio do México”.


Funcionários da Casa Branca e do Departamento de Justiça apresentaram a ideia esta semana durante uma reunião a portas fechadas com senadores republicanos.


Na última semana, Trump ameaçou impor uma tarifa de 5% sobre os produtos mexicanos a partir de segunda-feira e disse que ela aumentaria 5% a cada mês, até chegar a 25% em outubro.


O rascunho da declaração, que mostra como a tarifa será imposta aos produtos mexicanos, menciona várias ocasiões em que o México “fracassou” em sua tentativa de controlar os imigrantes da América Central na fronteira.


Funcionários da Agência de Aduanas e Proteção de Fronteiras (CBP) prenderam mais de 144 mil imigrantes ilegais na fronteira com o México apenas no mês de maio.