-
29/06/2020 às 11h52

Universidade de Princeton retira homenagem ao ex-presidente Wilson

Mundo
Universidade de Princeton retira homenagem ao ex-presidente Wilson

A Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, retirou, no último sábado (27), o nome do ex-presidente Woodrow Wilson da Escola de Assuntos Públicos e Internacionais e do Wilson College. 


A escola passará a ter o nome Escola de Princeton de Assuntos Públicos e Internacionais. Já o Wilson College passará a ser First College.


O presidente da universidade, Christopher L. Eisgruber, já havia avisado aos alunos que a instituição de ensino estava buscando maneiras de se opor ao racismo.


Em um comunicado, Eisgruber declarou:


“Os curadores concluíram que o racismo e as políticas racistas de Woodrow Wilson o tornam um homônimo inadequado para uma escola ou faculdade cujos estudiosos, estudantes e ex-alunos devem permanecer firmemente contra o racismo em todas as suas formas.”


Ainda de acordo com o texto, o racismo de Wilson foi significativo e consequente, mesmo para os padrões de seu próprio tempo


“O ex-presidente segregou o serviço público federal depois de ter sido racialmente integrado por décadas, levando assim os EUA para trás na busca pela justiça. Ele não apenas concordou, mas acrescentou à prática persistente de racismo neste país, uma prática que continua a causar danos hoje.”