-
12/02/2018 às 13h08

Vice de Trump indica possível diálogo com Coreia do Norte

Pence revelou mudança no discurso ao jornal The Washington Post
Mundo
Vice de Trump indica possível diálogo com Coreia do Norte
Pool New/Reuters

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, assegurou que seu país está pronto para iniciar um diálogo com a Coreia do Norte, principalmente no que diz respeito ao seu programa nuclear. Em entrevista ao jornal "The Washington Post", publicada neste domingo(11), Pence ressaltou que a Coreia do Sul liderará esses esforços diplomáticos no início do processo.

A declaração demonstra uma mudança na linha política do governo norte-americano, resultado da recente viagem do vice de Donald Trump à Ásia com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in. Na ocasião, Pence disse que duas "conversas substanciais" com Moon levaram a um acordo entre Seul e Washington para conseguir um "maior compromisso" com Pyongyang.   

Segundo a publicação, os EUA e seus aliados vão continuar impondo "elevadas e crescentes" sanções ao regime de Kim Jong-un até que dê "passos claros" para a desnuclearização. A única diferença, agora, é que o governo do republicano está disposto a iniciar uma conversa com o regime norte-coreano.