12/06/2024 às 16h50
Vigilantes serão homenageados em sessão solene no dia 20 de junho
As informações do requerimento são de que os vigilantes desempenham uma atividade de alto risco, oferecendo suas vidas pela segurança da comunidade
Política
Reprodução Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador Rodrigo de Arruda e Sá (PSDB) requereu sessão solene para celebrar o Dia do Vigilante no dia 20 de junho. A proposta teve aval de 16 vereadores que aprovaram o pedido na sessão ordinária desta terça-feira (11.06).
A data escolhida, 20 de junho, celebra o dia em que foi sancionada a Lei 7.102/83, que regulamenta a profissão de vigilante. Esses profissionais, frequentemente confundidos com vigias, fiscais ou porteiros, passam por treinamentos rigorosos em Escolas de Formação de Vigilantes, autorizadas e fiscalizadas pela Polícia Federal.
"Os vigilantes são verdadeiros heróis que arriscam suas vidas diariamente para proteger o patrimônio e a vida de terceiros. Sua atuação é vital para a segurança de nossa sociedade, funcionando como uma parceria valiosa à segurança pública ao desonerar o Estado em locais atendidos pela segurança privada”, afirmou o vereador Rodrigo Arruda e Sá.
As informações do requerimento são de que os vigilantes desempenham uma atividade de alto risco, oferecendo suas vidas pela segurança da comunidade. Além disso, a segurança privada complementa a segurança pública, permitindo que as forças policiais concentrem seus esforços em áreas de maior necessidade.
A sessão solene será aberta ao público e contará com a presença de autoridades, profissionais da segurança e membros da comunidade, celebrando o compromisso e a dedicação dos vigilantes de Cuiabá.
Secom - Câmara Municipal de Cuiabá